terça-feira, 25 de setembro de 2007

FLORESTA LATIFOLIADA EQUATORIAL(FLORESTA AMAZÔNICA)



Floresta Latifoliada Equatorial. Isso mesmo, esse é o nome científico da maior floresta do mundo (A floresta Amazônica) que ocupa cerca de 40% do território brasileiro e 7% da superfície da Terra. Ela abriga 20% das espécies de plantas e animais existentes no mundo. Nas águas de seus rios vivem cerca de 1.300 espécies de peixes. Uma das mais ricas biodiversidade e manancial genético do Planeta se encontra na Amazônia.
Muitas espécies selvagens ali existentes são desconhecidas da ciência. A floresta é tão densa que não dá para se caminhar nela sem o auxílio de um bom facão. Cerca de 25% de todas as drogas da medicina moderna saem de municípios inseridos na floresta, desde o quinino, que combate a malária, até drogas quimioterápicas usadas contra o câncer.
Para se ter uma idéia do poder curativo das plantas amazônicas, somente o Jaborandi (Pilocarpus microphjillus), significa um negócio de milhões de dólares, pois esta planta existente somente na Amazônia produz a pilorcapina que é usada em colírios no tratamento de glaucoma e como estimulador salivar para pessoas que extrairam as glândulas salivares por problema de câncer.

Nenhum comentário: