segunda-feira, 1 de outubro de 2007

TIPOS DE CLIMA NO MUNDO: CLIMA TEMPERADO

Regioes que possuem um clima temperado possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. O clima temperado se divide em:

Clima Temperado Mediterrânico : clima de regiões com latitudes de 30º e 40ºO clima mediterrânico é o único onde a estação fria está associada à estação das chuvas. Os Invernos são caracterizados por temperaturas amenas, devido às correntes marítimas quentes. Os Verões são quentes e secos, devido aos centros barométricos de alta pressão.
Exemplos: Lisboa, Portugal e Madrid, Espanha



Clima Temperado Marítimo : situa-se entre as latitudes de 45º e 55º. Os Verões são frescos e nublados. Os invernos são amenos, ao contrário de outros climas, a uma latitude semelhante.
Exemplo: Limoges, França



Clima Temperado Continental :próprio do interior dos continentes em latitudes superiores a 45º. Se caracteriza por uma relativa escassez de chuvas, sobretudo no inverno, e por uma notável amplitude térmica estacional , com as temperaturas de verão bastante altas que contrastam fortemente com os invernos, muito frios. A temperatura média anual é inferior a 10 ºC. Exemplos: Moscou, Rússia


Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom os textos, facil de entender, e muito bem escrito.
parabens.