quarta-feira, 3 de outubro de 2007

EFEITO ESTUFA

O efeito estufa é o aquecimento da Terra, ou seja, é a elevação da temperatura terrestre em virtude da presença de certos gases na atmosfera. Esses gases permitem que a luz solar atinja a superfície terrestre, mas bloqueia e enviam de volta parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela Terra. Estudos realizados mostram que nos últimos 160 anos a temperatura média da Terra sofreu uma elevação de 0,5 ºC e, se persistir a atual taxa de poluição atmosférica, prevê-se que entre os anos 2025 a 2050 a temperatura sofrerá um aumento de 2,5 a 5,5 °C.


As principais conseqüências seriam a alteração das paisagens vegetais, que caracterizam as diferentes regiões terrestres, e o derretimento das massas de gelo, provocando a elevação do nível do mar e o desaparecimento de inúmeras cidades e regiões litorâneas. Na Antártida, cerca de 3 mil Km quadrados de geleiras virara água entre 1998 e 1999. Dezenas de ilhas da Oceania, entre elas Fiji, Nauru, Tuvalu e Vanuatu, correm o risco de submergir com o aumento do nível dos oceanos. No Recife, capital de Pernambuco, o contorno da praia está encolhendo ano a ano. Entre 1993 e 1999, o nível dos oceanos subiu entre 5 a 10 milímetros de acordo com estudos da Nasa, a agência espacial norte-americana.


Estima-se que, nos próximos 100 anos, a elevação do mar pode ser de até 90 centímetros, como resultado do derretimento das geleiras dos pólos e da expansão da água devido à maior temperatura.



4 comentários:

Anônimo disse...

vamos ajudar a Terra! É sempre bom lembrar que pequenos atos fazem a diferença...

Anônimo disse...

vou parar de fuma e de toma r banho para naum gastar agua para que meus netos tenham agua

Anônimo disse...

afffff....para de tomar banho para naum gastar águq ja é de mais, não acha...?

Sabrina Thamago disse...

a questão não é não parar de tamar banho, é entender que vc pode gastar menos água, luz e tempo fazendo isso. Na verdade o seu banho ou não não é o que está em questão e sim o quando vc pode melhorar o mundo com um minuto a menos de banho por dia.